quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O Alternador - Princípios de funcionamento


 



Alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado em diversas áreas, desde geradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidrelétricas

Descrição

Alternador.png
O alternador funciona de acordo com o fenômeno da Indução eletromagnética, ele aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade desta tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.

Características

  • Transforma energia mecânica em elétrica.
  • Produz corrente alternada induzida por campo magnético.

Alternador automotivo

Possui as mesmas características de um alternador com a adição de um retificador e um regulador de tensão. Pois os automóveis operam com tensão contínua de 12 a 14,5 volts. Comparado com o motor de partida (motor de arranque) o alternador trabalha com o princípio inverso, já que o alternador carrega a bateria e alimenta todos os consumidores elétricos com sua corrente quando o motor do veículo está em funcionamento. Já o motor de arranque só funciona até à partida do motor de combustão, sendo assim, ele fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel está em funcionamento.

Características do alternador automotivo

  • Gerencia eletronicamente a tensão produzida.
  • Retifica a corrente produzida.



Vista Explodida de um alternador e seus componentes.


Nenhum comentário: