domingo, 30 de agosto de 2015

A Importância e Benefício da Filtragem nos Sistemas Hidráulicos

 

Componentes de proteção aos sistemas podem oferecer uma economia importante em problemas básicos.

Os sistemas hidráulicos são compostos por componentes oferecendo potência por meio da movimentação de fluido de modo controlado. Um sistema é composto por uma linha de elementos sendo: motores, bombas, filtros, válvulas direcionais, controladores de vazão, manômetros, limitadores de pressão, tubulações e reservatórios. A variedade de uso é extensa, pois onde há necessidade de força e velocidade para acionar algum objeto e/ou obstáculo de forma mecânica existe a possibilidade de utilização de um Sistema Hidráulico.
Dentre os elementos que compõe o sistema, os elementos de filtragem tem um destaque de importância similar a outros elementos de maior custo. A contaminação do fluido é responsável por aproximadamente 80% das falhas nos componentes hidráulicos de um sistema. Essa contaminação trata-se de um problema crítico a ser controlado e evitado visto que pode resultar na quebra de bombas, desgaste de válvulas e cilindros, travamento de válvulas, retardo em comutações, imprecisão nos movimentos, variação de viscosidade, envelhecimento prematura do fluido, surgimento de riscos e sulcos, aumento do vazamento interno e outras situações que podem ocasionar além de danos não apenas financeiros riscos de acidentes graves.
No sistema hidráulico há necessidade de uma filtragem que possa eliminar o máximo de substâncias danosas. Partículas maiores que 5µ já podem causar grandes problemas de modo imediato a um sistema, e mesmo a utilização de fluido novo não garante a isenção de partículas contaminantes. Essa contaminação pode ocorrer em situações de abastecimento de óleo novo, montagem, vazamentos, consertos e reparos, por meio de reservatórios sem vedação adequada, cilindros com vedação de haste problemática além de outras causas.
Quanto à classificação dos filtros são eles de sucção, pressão, retorno e off-line. Os dimensionamentos dos filtros dos sistemas irão depender da vazão, da pressão, do tipo de fluido, da temperatura de trabalho, do grau de contaminação. A falta de uma filtração eficiente, dimensionamento errado e/ou um elemento de má qualidade pode comprometer o equilíbrio entre o desempenho na retenção de partículas comprometendo o sistema e vida útil do elemento filtrante.
 
 
Atente-se aos detalhes do dimensionamento e aquisição de elementos filtrantes com desempenho adequado ao seu sistema hidráulico. A utilização de elementos filtrantes de alto desempenho proporciona uma vida operacional maior, diminuindo os custos operacionais indiretos.
Para maiores informações consulte o Manual de Filtragem Hidráulica desenvolvido pela PARKER.
 
 

Nenhum comentário: