domingo, 2 de agosto de 2015

Análise Termográfica

O que é?

Considerada uma técnica de inspeção não destrutiva, a inspeção termográfica é executada com o uso de equipamentos com sistemas infravermelhos, para a medição de temperaturas ou verificação de padrões diferenciais de distribuição de calor, com o objetivo de gerar informações sobre à condição operacional de um componente, equipamento ou processo.

Qual a real utilidade da Termografia?

  • Não necessita de contato para medição – utiliza sensor remoto
    • Tende a manter o técnico “afastado” do perigo
    • Não interfere nem afeta o alvo da medição de nenhum modo
  • Ela tem duas dimensões
    • Comparação entre alvos da medição é possível
    • Imagem permite “ótima” visualização geral do alvo
    • Padrões térmicos podem ser visualizados para análise
  • Ela é executada em tempo real
    • Permite inspeções rápidas de alvos imóveis
    • Permite a captura de alvos com movimentação rápida
    • Possibilita a captura de modelos térmicos de alterações rápidas

Como funciona a Análise Termográfica?

Além do cumprimento as Normas Regulamentadoras, como a NR10, e o uso de janelas de inspeções termográficas, pois sabemos que arcos voltaicos e eletrocussão causam mortes, e com a ampla introdução do padrão NR-10, as restrições colocadas para execução de serviços em instalações elétricas aumentaram dramaticamente.
Porém ainda é sabido que custos de produção e manutenção sejam os mínimos possíveis e, ao mesmo tempo, há de se implementar a confiabilidade dos seus equipamentos monitorados.
Portanto no caso da não possibilidade de se executar a termografia da maneira tradicional, “abrindo painéis”, a JANELA DE INSPEÇÃO é a SOLUÇÃO, e você deixará de se preocupar com o Imperativo da NR10 – “a segurança”.
Acesso rápido e fácil, sem abertura de painéis ou quaisquer outros empecilhos.

Onde pode ser aplicada a Análise Termográfica?

Nascida para aplicações no âmbito militar, a Termografia Infravermelha é hoje uma tecnologia que se encontra desenvolvida para inúmeras aplicações industriais de engenharia, essencialmente na óptica da condução do processo e do controle de condição de equipamentos elétricos, mecânicos e térmicos.

Como é a Termografia voltada a área elétrica?

A passagem da corrente elétrica por pontos de mal contato, produz um aquecimento nas emendas ou conexões devido ao centelhamento ou perdas jaulicas. Também as cargas podem facilmente causar desequilíbrios de correntes em sistemas polifásicos, o que fatalmente causa um desequilíbrio térmico entre as fases.
 
 
analise_termografica_elet

 

Como é a Termografia voltada a área mecânica?


analise_termografica_mec3
analise_termografica_mec4

 

 

 

 

 

 


Como é a Termografia voltada a identificação de defeitos em processo?

As diversas crises no fornecimento de energia (tanto elétrica como do petróleo), evidenciaram um aspecto extremamente importante para nós, de que a energia é cara e tende a ficar mais cara no futuro, uma vez trabalhamos com recursos naturais finitos.
A realidade de uma energia cara faz com que sistemas produtivos com baixa eficiência energética se tornem menos competitivos. Dessa forma perdas de energia que eram antes consideradas normais ou inevitáveis, tornam-se motivo de estudo e ações para sua contenção. Ou seja, hoje o cliente entende que vale a pena se preocupar com este parâmetro.
Neste cenário a termografia por ser uma técnica baseada na detecção de de padrões de troca de calor surge como uma ferramenta quando se pensa na introdução de programas de conservação de energia.
A eficiência da termografia pode ser verificada pela capacidade da rápida e direta localização de regiões não isoladas e de falhas em revestimentos de equipamentos térmicos. A partir dessa localização pode-se determinar a necessidade de paradas para os reparos, a extensão dos locais de intervenção e a quantidade de material necessário para os mesmos.
Verificação de refratários em fornos, medição de variação de temperatura em rolos de papel, laminações, extrusoras, tanques de armazenagem, máquinas de plástico, entre outros.
 
 
analise_termografica_proc

 

Como são os relatórios especialistas?

Os relatórios podem ser gerados através do software do fabricante dos equipamentos utilizados na coleta de dados, podendo armazenar os dados coletados e emitir o relatório através do mesmo. Dessa forma temos acesso rápido e direto as informações de todas as técnicas preditivas aplicadas em um determinado equipamento.
 
 
tela_sotware_termografia

Nenhum comentário: