terça-feira, 10 de outubro de 2017

Motores Pneumáticos

Em que caso é indicado o uso do motor pneumático?

Resultado de imagem para motor pneumatico funcionamento

Os motores pneumáticos são ideais para ambientes onde não pode haver risco de explosão. Dessa maneira, podem substituir os motores elétricos, pois eliminam riscos de faíscas e não propagam o fogo. 

Além disso, possuem outras vantagens em relação aos equivalentes elétricos: são menores em peso e tamanho, não aquecem e não queimam, pois quando expostos ao limite de carga são bloqueados, ou seja, são sobrecarregados sem danos. Quanto à temperatura do ambiente, podem ser utilizados em instalações cujas temperaturas atinjam até 120ºC. 

Em quais aplicações cabe o uso do motor pneumático?

Misturadores, agitadores e dispersores de tintas, salas de pintura, bombas pneumáticas, equipamentos Airless, indústrias automotivas, indústrias de envasamento, automação, talhas, esteiras transportadoras, indústrias mineradoras, mesas giratórias, indústrias farmacêuticas, máquinas para limpeza de tubos, etc. 

Como funciona o motor pneumático?

O motor a ar é acionado por ar comprimido: o ar entra na câmara interna através da rosca de entrada e movimenta as palhetas para fora do rotor, o que faz a ponta de eixo girar. Podem trabalhar em qualquer posição, e são fixos por flange (C/DIN ou FF) ou por base quadrada (pés), ou ainda por meio da própria furação da tampa dianteira. 
Reversíveis, podem girar tanto no sentido horário quanto no anti-horário, e para uma reversão automática, o cliente pode utilizar uma válvula 4/3 vias. Com velocidade variável, o motor pneumático trabalha com faixas de rotação: quanto maiores a pressão e a vazão do ar, maior a velocidade. Se o cliente desejar menos rotação, pode fazer a regulagem por meio de um regulador de pressão ou válvula de esfera de passagem plena. 
As potências dos motores vão de 0,5 a 8,0 HP, e também podem ser comercializados com redutores de velocidade, para aplicações em que é necessário controle de velocidade e torques elevados. Os redutores têm duas formas de montagem: a 90º em relação ao motor pneumático (modelos à rosca sem fim) ou a 180º (modelos coaxiais). 
Finalmente, quanto à manutenção, os motores pneumáticos podem suportar milhares de horas de uso quase sem reparos, desde o ar que os alimenta esteja limpo, seco e lubrificado; por isso, o uso do conjunto de preparação de ar ( com lubrificador, filtro e regulador de pressão) é fortemente recomendado. Caso a manutenção seja necessária, disponibilizamos os kits de reparo completos ou parciais. 

Como selecionar um motor pneumático?

A escolha de um motor ou moto-redutor pneumático, depois de especificada a potência, torque e faixa de rotação desejada, recairá sobre o modelo, considerando as relações: potência-velocidade, consumo de ar-velocidade e torque-velocidade, de maneira que não ultrapasse em dois terços a pressão do ar disponível, restando 1/3 para partida ou sobrecarga.

Veja abaixo uma animação de como funciona um motor pneumático.


Nenhum comentário: