sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Compressor de Parafuso; como Funciona?

Compressor parafuso rotativo, é um tipo de compressor de ar que utiliza um mecanismo de deslocamento positivo, do tipo rotativo. É comum usá-lo para substituir o compressor de pistão, onde são necessários grandes volumes de ar de alta pressão, tanto para grandes aplicações industriais ou para operar ferramentas de ar de alta potência.

O processo de compressão de ar de um parafuso rotativo é um movimento de varredura contínua, então há muito pouca pulsação ou surgimento de fluxo, como ocorre com compressores de pistão.

Funcionamento do Compressor Parafuso

Compressor Parafuso RotativoCompressor parafuso utiliza dois parafusos helicoidais articulada, conhecidos como rotores, para comprimir o ar. Numa execução do compressor parafuso rotativo, seca, as engrenagens de distribuição assegura que os rotores macho e fêmea mantem um alinhamento preciso. Num compressor parafuso rotativo com lubrificação a base de óleo, lubrificantes no espaço entre os rotores proporciona uma vedação hidráulica e de transferência de energia mecânica entre o tempo de condução do rotor. O ar entra no lado da sucção, e move-se através das roscas dos parafusos.
A eficácia deste mecanismo depende precisamente de folgas na montagem entre os rotores helicoidais, e entre os rotores e a câmara para a selagem das cavidades de compressão.

Tamanho do Compressor

Compressor parafuso rotativo tende a ser compacto e seu funcionamento tem suave vibração. Muitos compressores parafuso são, no entanto, montado usando vibração elastômero para absorver as vibrações de alta frequência, especialmente em compressores de parafuso que operam em altas velocidades de rotação. Compressores de parafuso são produzidos em tamanhos que variam de 10 pés cúbicos por minuto e são tipicamente utilizados em aplicações que exigem mais do que o fluxo de ar.

Utilização

Tipicamente, eles são usados para fornecer ar comprimido para aplicações industriais em geral. Trailer montado com unidades a diesel são muitas vezes vistos em canteiros de obras.
Além disso, eles estão se tornando cada vez mais popular em instalações de tratamento de águas, por sua maior eficiência e menor consumo de energia.

Isento de Óleo

Compressor sem óleo
Compressor Atlas Copco
Em um compressor isento de óleo, o ar é comprimido inteiramente através da ação dos parafusos, sem a assistência de um retentor. Eles geralmente têm capacidade de pressão de descarga máxima mais baixa, como resultado. No entanto, em várias fases os compressores livre de óleo podem conseguir pressões de mais de 150 psig, e o volume de saída de mais de 2000 metros cúbicos (56,634 metros cúbicos) por minuto (medido a 60 ° C e à pressão atmosférica).

Lubrificação a base Óleo

Em um compressor parafuso rotativo com lubrificação a base de óleo, o óleo é injetado nas cavidades de compressão para auxiliar a vedação e fornecer dissipador de resfriamento para a carga de gás. O óleo capta partículas não-polares, a partir do ar de entrada, reduzindo de forma eficaz as partículas de carga de ar comprimido de filtração de partículas.

Controle do Compressor

Entre os compressores de parafuso, existem vários esquemas de controle, cada um com diferentes vantagens e desvantagens.
Iniciar / Parar
Em um esquema de controle de partida / parada, acionado por relés.
Carregar / Descarregar
Em um esquema de controle de carga / descarga, o compressor permanece continuamente alimentado. No entanto, quando a procura de ar comprimido for satisfeita, em vez de desligar a alimentação do compressor da unidade compressora, a válvula de admissão está fechada, a descarga do compressor. Isso reduz o número de start / stop ciclos para motores elétricos ao longo de um start / stop esquema de controle em compressores com motor elétrico, melhorando a vida útil do equipamento, com uma mudança mínima no custo operacional. Este esquema é utilizado por quase todos os fabricantes de compressores de ar industriais. Quando um sistema de controle de carga / descarga é combinado com um temporizador para parar o compressor, após um período predeterminado de funcionamento continuamente descarregado, que é conhecido como um sistema de duplo controle ou auto-dual.
Modulação
Em vez de ligar e desligar o compressor ou acionar a válvula de entrada entre duas posições distintas, um esquema de controle de modulação proporcional ajusta a válvula de admissão aberta e fechada, alterar a descarga do compressor de acordo com a demanda. Enquanto isto produz uma pressão de descarga consistente ao longo de uma ampla gama de procura, o consumo de energia é significativamente maior do que com um sistema de carga / descarga, resultando em aproximadamente 70% do consumo de energia de carga total, quando o compressor está numa condição de carga nula. Este esquema de controle foi popularizado em aplicações de compressores de ar industriais, Kaeser e Gardner Denver .
Devido ao ajuste limitado no consumo de energia em relação a capacidade do compressor de produção de ar comprimido, a modulação é um método geralmente ineficiente de controle quando comparado com variadores de velocidade.
Deslocamento variável
Utilizado por empresas de compressor do compressor Quincy, Gardner Denver , e Sullair , deslocamento variável altere a percentagem dos rotores do compressor parafuso que trabalham para comprimir o ar, permitindo que o fluxo de ar para contornar parcelas dos parafusos. Enquanto isso reduzir o consumo de energia quando comparado com um sistema de controlo de modulação, uma carga / nenhum sistema de carga pode ser mais eficaz quando grandes quantidades de armazenamento (10 galões por CFM). Se uma grande quantidade de armazenamento que não é prático, um sistema de deslocamento variável pode ser muito eficaz, especialmente superior a 70% da carga total.
Uma maneira que o deslocamento variável pode ser realizado é através da utilização de múltiplas válvulas de elevação do lado da aspiração do compressor da unidade compressora, cada sondados para uma localização correspondente na descarga. Em automóvel injetores, isto é análogo ao funcionamento de uma válvula de desvio.
Veja abaixo como funciona um Compressor de Parafuso!

Um comentário:

Luciano Mattera disse...

Boa noite vocês sabem quem pode fabricar um mecanismo de parafuso para projeto de compressor nacional?