O que é um O’Ring?
Um O’Ring é um objeto toroidal, geralmente feito de
elastômero, embora alguns materiais tais como plástico
e metais sejam algumas vezes utilizados. Nesta literatura
nos dedicaremos exclusivamente a O’Rings elastoméricos
com propósito de vedação.
Princípios Básicos da Vedação com O’Rings: A vedação com O’Ring é um meio de fechar a passagem
e prevenir uma indesejável perda ou transferência de fluido. A clássica vedação com O’Rings consiste de dois elementos, o próprio O’Ring e o adequado alojamento ou canal para confinar o material elastomérico.
Toda a operação com fluidos caracteriza-se pela
ausência, perda ou transferência do mesmo. A prevenção dessa perda ou transferência pode ser obtida de diversos modos: ligando, soldando ou confinando-se um material macio entre as duas superfícies. Este último método, descreve o princípio do projeto em quese baseia a operação de vedação com O’Rings.
Geometria do O' Ring:
Função do O’Ring: O elastômero é confinado no alojamento, e forçado a moldar-se e preencher as irregularidades da superfície das partes e qualquer folga existente, criando dessa maneira entre as partes a condição de “folga zero”, promovendo o efetivo bloqueio do fluido. A carga que força o O’Ring a amoldar-se é fornecida mecanicamente pelo “aperto” gerado pelo desenho apropriado do alojamento e do material selecionado, e pela pressão do sistema transmitida pelo próprio fluido ao elemento de vedação.
De fato, podemos dizer que a vedação com O’Rings é “pressurizada”, de modo que quanto maior a pressão
do sistema, mais efetiva será a vedação, até que os limites físicos do elastômero sejam excedidos, e o O’Ring comece a ser extrudado através da folga entre as partes. Esta condição pode entretanto ser evitada
pelo projeto adequado do alojamento, seleção de material, e pelo uso de Parbaks.
Vedação com O’Rings em Aplicações Estáticas e Dinâmicas: As vedações com O’Rings geralmente são divididas em dois grupos :
Vedações Estáticas, nas quais não existe movimento relativo entre as superfícies.
Vedações Dinâmicas, que devem funcionar entre peças cujas superfícies têm movimento relativo entre si, tal como a vedação de pistões de cilindros hidráulicos. Dos dois tipos, a vedação dinâmica é a mais difícil, e
requer seleção de material e projeto mais cuidadoso. O tipo mais comum de equipamento utilizando O’Rings como vedantes em aplicações dinâmicas, são os de movimento recíproco como os cilindros hidráulicos e peças similares.
Dica - A melhor forma de se dimensionar um anel O'Ring é medindo a profundidade do sulco onde o mesmo irá alojado e o diâmetro interno do canal. Tenha Sempre em mente estas informações para melhor dimensionar seu anel O'Ring.
* Espessura do anel O'Ring;
* Diâmetro interno do anel O'Ring ou do local onde o mesmo irá alojado;
* Profundidade do rasgo onde será alojado o anel O'Ring